segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A PEDAGOGIA ESPÍRITA

pedagogia Espírita, se vamos utilizar o termo Espírita, é aquela que reconhece a criança, o jovem, o adulto e todos nós como Espíritos imortais, filhos de Deus, dotados do "germe da perfeição", em constante processo evolutivo através das vidas sucessivas. É, pois, um Espírito reencarnado, dotado de uma bagagem milenar de experiências vividas em outras existências e que renasce para evoluir e desenvolver seu potencial interior, rumo à perfeição.

Mas não é só isso. É também aquela que revela ao educando a sua verdadeira natureza espiritual, a essência Divina que lhe vibra no íntimo da alma. É aquela que propicia ao Educando o "conhecimento de si mesmo" através da verdade Universal revelada através da Doutrina Espírita. Por isso, o conteúdo libertador da Doutrina Espírita deve fazer parte integrante do currículo de qualquer Instituição Espírita, não apenas como teoria a ser estudada, mas como verdade a ser vivenciada.

"Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará"

"Aquele que ouve as minhas palavras e as pratica..."

As palavras de Jesus nos mostram o roteiro seguro da evolução: conhecer a verdade e praticar o seu Evangelho, hoje renascido e ampliado nos postulados da Doutrina Espírita.

"Espíritas, amai-vos e instruí-vos"

O Espírito de Verdade, nos mostra o roteiro seguro do amor e da sabedoria.

A vivência do amor liberta o homem do egoísmo e da vaidade e verdade sobre nossa natureza espiritual liberta o homem do preconceito e do fanatismo propiciando o desenvolvimento da essência Divina que germina no coração de cada ser.

Por isso a Pedagogia Espírita é a ciência e a arte da educação, o processo através do qual se desenvolve o "germe da perfeição" no íntimo de cada um, Espíritos imortais que somos, filhos e herdeiros de Deus. É o desenvolvimento gradual e progressivo das potências da alma, através do exercício do amor e do "conhecimento de si mesmo" que faz germinar essa essência Divina e dar os frutos do amor e da sabedoria.

É o retorno do amor e da verdade Universal ao cenário pedagógico da humanidade através da coragem de expressar essa verdade sem preconceitos, sem meias verdade, como o fez Eurípedes Barsanulfo. A vivência do amor e conhecimento da verdade universal são indispensáveis ao conhecimento de si mesmo, e portanto, ao desenvolvimento das qualidades interiores da alma, das potência do Espírito.

Por isso, a Pedagogia Espírita esta presente na mente e nos corações dos educadores que enfrentam todos os preconceitos por amor à verdade, independentemente de possuir ou não o título de professor, mestre ou doutor.

Esta presente nos jovens e adultos que labutam na evangelização infanto-juvenil, que palestram nas casas Espíritas, que participam nos grupos de estudos, nas atividades assistenciais exercitando e exemplificando o amor ao próximo.

Esta presente no jovem que atua no teatro, que canta e dança fazendo da arte sublime escada de elevação do Espírito

A Casa Espírita representa hoje a Escola Espírita em toda a sua simplicidade, beleza e dinamismo espiritual, vivendo o amor e iluminando o coração e a mente das crianças, dos jovens, dos adultos e mesmo do Espírito desencarnado, pois somos todos, em essência, Espíritos em evolução.

Não podemos falar em educação, em seu profundo significado, sem o exercício do amor e sem o conhecimento de si mesmo, ou seja, sem que o educando se reconheça como Espírito imortal, filho de Deus, dotado do germe da perfeição, sujeito às leis de causa e efeito e, portanto, responsável pelos seus pensamentos e atos, a nascer e renascer num aperfeiçoamento gradual, mas contínuo, rumo à perfeição.

Da mesma forma, não existe escola espírita se não incluir em seu currículo esse conhecimento libertador da verdade espiritual de nossas vidas, dessa verdade Universal contida na Doutrina Espírita, como o fez Eurípedes Barsanulfo.

Auxiliar o Espírito com a verdade absoluta de nossa existência espiritual é nossa tarefa prioritária.

É nosso compromisso com Jesus, com Kardec, com Eurípedes e com a nossa própria consciência.

Walter Oliveira Alves


©2007 '' Por Elke di Barros